quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Nova biografia de Silvio Santos chega às livrarias e já é best-seller

Na manhã de 25 de outubro de 2017, o celular da editora-chefe da Universo dos Livros tocou. Como não reconheceu o número que a chamava, Marcia Batista ignorou a ligação e prosseguiu com o trabalho. O número insistiu e, ignorado mais uma vez, deixou recado na caixa postal. Ela, então, resolveu ouvir a mensagem. E qual não foi sua surpresa ao perceber que se tratava de uma das vozes mais conhecidas do país: era Silvio Santos. Admiradora do dono do Baú da Felicidade e autora (juntamente com Anna Medeiros) do livro Silvio Santos — a biografia, Marcia gelou. Em meio à surpresa da ligação e à alegria de falar com Silvio Santos, retornou imediatamente o telefonema, e ele mesmo atendeu à chamada no primeiro toque...

***

A saga de um camelô que trabalhava já aos 14 anos e, ao longo de suas veredas, não só superou as adversidades, como também construiu um império a partir delas. No livro Silvio Santos — a biografia, de Marcia Batista e Anna Medeiros, lançamento da Universo dos Livros, o leitor é convidado a conhecer um pouco mais sobre a vida de um dos maiores comunicadores brasileiros, cuja trajetória se confunde com a história das telecomunicações no país.

A obra levou cerca de dois anos para ser finalizada, desde o início das pesquisas até a inserção do último ponto final. Com dados e informações colhidos a partir de entrevistas com artistas e inúmeras publicações sobre o empresário, contando inclusive com algumas declarações feitas pelo próprio biografado à imprensa, a biografia contém diversas atualizações, além de apresentar um grande diferencial: uma visão de Silvio possível apenas aos olhos de quem trabalha com ele.

Nomes famosos, como Carlos Alberto de Nóbrega, Maisa Silva, Leão Lobo, Décio Piccinini, Mara Maravilha, Sonia Abrão e José Nêumanne Pinto, e desconhecidos do grande público, como Maurício Sobral, segurança do SBT, e Felipe Ventura, jovem publicitário que participa do Teleton desde os oito anos de idade, compartilham histórias saborosas com as autoras, mostrando o lado humano de Silvio, pouco aparente fora das câmeras. O livro também traz diversas fotos exclusivas e revela a transcrição inédita de uma carta de agradecimento, escrita à mão pelo “Patrão” mais famoso do Brasil aos seus colaboradores em ocasião dos 50 anos do Grupo Silvio Santos.

Em Silvio Santos — a biografia também é possível conhecer mais sobre a sua dedicação à família; o choque da perda da primeira esposa, Cidinha, para o câncer; e o encantamento e romance com a nova (e atual) companheira, Iris. Além disso, a obra aborda os caminhos escolhidos pelas seis filhas do apresentador, que hoje cumprem funções variadas no Grupo Silvio Santos, seja na frente ou atrás das câmeras, desenvolvendo os conhecimentos que aprenderam com o pai.

***

Retomando o telefonema de 25 de outubro de 2017, Silvio fez questão de agradecer a homenagem e de dar os parabéns à Marcia. A prova tinha chegado até ele no dia anterior por intermédio da diretora de comunicação do SBT, Maisa Alves. Nesses 70 anos de profissão do comunicador, finalmente se pode reproduzir uma declaração do Silvio Santos sobre a própria biografia:

“Antes desse, houve dois livros que tratavam da minha história. Mas esse, Marcia, esse é o primeiro livro que é biografia. Acho que o grande diferencial sobre ele é ter esses depoimentos, que é uma coisa que nunca ninguém fez.”

Resultado de dois anos de pesquisas, o livro aborda os mais significativos fatos da vida do “Patrão”, desde a infância e juventude aos dias atuais, sem evitar assuntos delicados, mas trazendo um olhar inédito dos amigos e companheiros de Silvio, famosos e anônimos, entrevistados pelas autoras especialmente para esta homenagem.
 
Alguns dos depoimentos são:
 
“O Silvio me ensinou a importância do verdadeiro processo de comunicação. Ele dizia — e aliás eu tinha ouvido isso antes com o Orestes Quércia — que comunicar não é o que você fala, é o que o público entende. Eu acho que o Silvio é o maior profissional do mundo, ele tem uma enorme facilidade de comunicação com o público.” — José Nêumanne Pinto
 
“O mais impressionante é que Silvio Santos consegue ser vários num só: apresentador, animador, empreendedor, comunicador, visionário… Silvio Santos tem o que não se pode comprar: talento e carisma.” — Wellington Muniz, o Ceará
 
“Além da eterna gratidão que tenho pelo amigo que ele foi do meu pai, posso afirmar que o Silvio mudou a minha vida em 8 de abril de 1987, quando assinei o primeiro contrato aqui no SBT. Tanto artística como particularmente, só tenho gratidão ao Silvio, além de respeito e minha eterna amizade.” — Carlos Alberto de Nóbrega
 
“Eu orei para voltar a trabalhar ao lado do Silvio. É incrível estar ao lado dele no palco. Parece sempre a primeira vez, pois é muita luz. Você fica maravilhada. Todo mundo aqui no SBT é família para ele. Não dá para descrever esse homem. Tenho muito orgulho da minha trajetória, pois sou a Mara Maravilha dele. Cria mesmo. Não sou Abravanel, mas meu DNA artístico é Silvio Santos.” — Mara Maravilha
 
“Teve um episódio que não foi ao ar, mas que nunca vou esquecer: um menino monstro foi lá no programa e eu chorei. Mas o Silvio não sabia que eu tinha medo. Ele ficou superpreocupado quando me viu chorar, parou a gravação, me pegou no colo e falou ‘Ô, meu amor. Não fica assim. Eu não sabia.’ Ele é o cara. Ele é demais.” — Maisa Silva
 
O evento de lançamento será realizado no dia 9/12, sábado que antecede o aniversário de 87 anos de Silvio, às 15h, na Livraria Saraiva do Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo, e a celebração contará com a presença de artistas e amigos do “Patrão”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário